quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ORTO CULTURAS

O atelier e laboratório moovlab desenvolveu para o Concurso "Vazios Urbanos", da Trienal de Lisboa 07, o projecto ORTO CULTURAS. Aqui ficam algumas imagens:

http://www.moov.tk/















"As cidades são entidades dinâmicas em que os territórios abandonados são mutáveis em função de interesses económicos, planos urbanos, ocupações diversas etc… As hortas urbanas são apropriações expontâneas de territórios negligenciados. Uma forma impulsiva do habitante local reverter o abandono em algo produtivo. A sua implementação não obedece a uma estratégia pré-definida mas antes a tácticas dispersas que aproveitam as especificidades do contexto onde se inserem para gerar uma resposta imediata à margem do planeamento convencional. A ocupação, embora se possa estender por muitos anos, tem sempre um carácter transitório, sendo precisamente esta caracteristica que valida a sua existência, pois as limitações temporais permitem muitas vezes coisas que seriam inconcebíveis se consideradas a longo termo.


A proposta reconhece o valor desta forma de ocupação do território para a estrutura ecológica da cidade e as suas qualidades enquanto sistema de exploração temporário dos vazios urbanos. Por isso, o projecto ORTO CULTURAS trabalha esta realidade transitória e potencia-a através da introdução de uma série de elementos de apoio às actividades hortícolas. A implementação destes elementos contribui para definir uma identidade menos precária, melhorar o funcionamento do sistema, em suma, contribuir para uma intensificação ecológica e social do território."

Sem comentários:

Enviar um comentário

deixe-nos um contributo

quero encontrar